Um dos fatores que em tese dificultam a venda de discos hoje em dia seriam os vazamentos, a música se tornou tão efêmera que um dia está guardada á sete chaves e no outro foi vazada e já está tocando nos quatro cantos do mundo, a euforia do lançamento (sendo vazado ou não) pode durar meses ou apenas horas, depende das fórmulas de marketing, da quantidade de fãs, da qualidade da música, e muitas vezes não depende de nada disso. O mercado fonográfico se tornou algo obscuro, se um artista não vende suficiente é taxado como flop, se vende acima das expectativas é o salvador da indústria, mas como a banda U2 entra nisso tudo?
![]() |
| Capa da versão física de "Songs Of Innocence" |
A banda U2 lançou seu mais recente álbum de estúdio "Songs Of Innocence" de surpresa e de graça para mais de 500 milhões de usuários do iTunes, o que além de mostrar e provar a importância da banda no mercado fonográfico, revolucionou todo o ciclo de lançamento de álbum que existe hoje em dia, que seria lançar um single divulgar nas rádios, redes sociais, lançar um clipe, talvez lançar outro single e enfim lançar um álbum em uma semana que não tenha muita concorrência, esse álbum revolucionou até no quesito "lançamento surpresa" como fez a Beyoncé em dezembro de 2013.
Finalmente o que mais chamou atenção não foi o lançamento surpresa de “Songs Of Innocence” mas sim o que veio depois. A banda acabou lançando o álbum em formato físico sendo vendido em uma versão normal e outra deluxe (com dois discos) e as vendas foram espetaculares, sendo que em poucas semanas o álbum já tinha vendido mais de 500 mil cópias em todo o mundo, mesmo sendo disponibilizado de graça para todos os usuários do iTunes. A banda não só provou e inovou como também elevou a música á um novo patamar, os lançamentos nunca serão os mesmos e pode ser que ninguém consiga os mesmos êxitos utilizando da mesma tática. O mercado fonográfico continua forte e presente, fases ruins são somente fases, existem artistas e bandas fortes o suficiente para mostrar o real valor da música, esse que não está estipulado no iTunes e muito menos disponível no Spotify.
Finalmente o que mais chamou atenção não foi o lançamento surpresa de “Songs Of Innocence” mas sim o que veio depois. A banda acabou lançando o álbum em formato físico sendo vendido em uma versão normal e outra deluxe (com dois discos) e as vendas foram espetaculares, sendo que em poucas semanas o álbum já tinha vendido mais de 500 mil cópias em todo o mundo, mesmo sendo disponibilizado de graça para todos os usuários do iTunes. A banda não só provou e inovou como também elevou a música á um novo patamar, os lançamentos nunca serão os mesmos e pode ser que ninguém consiga os mesmos êxitos utilizando da mesma tática. O mercado fonográfico continua forte e presente, fases ruins são somente fases, existem artistas e bandas fortes o suficiente para mostrar o real valor da música, esse que não está estipulado no iTunes e muito menos disponível no Spotify.


0 comentários:
Postar um comentário