Se tem uma coisa que movimentou esse ano foram os clipes, centenas de produções audiovisuais foram lançadas para incrementar e divulgar os diversos singles de vários gêneros, e dessa forma, selecionamos os melhores clipes do ano, tomando por base efeitos visuais, arte, fotografia e claro, lacre!
Trazendo muita elegância, sutileza e poder, esse clipe da dona do império resume muito de seu trabalho. O clipe constrói uma atmosfera artística que brinca com luz e sombras, com o lúdico feminino e o universo Drag Queen.
Direção, Direção de Fotografia e Montagem: João Monteiro e
Fernando Moraes
14 - Flutua - Johnny Hooker (part. Liniker)
Tá aí um exemplo de gol nos 3 minutos de prorrogação. O clipe da canção Flutua chegou a pouco tempo, mas por toda força que carrega em sua narrativa mereceu fazer parte dessa lista. Não deixando de lado a beleza e sutileza da fotografia, e o uso extraordinário da língua brasileira de sinais (libras) que consegue casar perfeitamente com a canção.
Não poderia deixar pontuar a importância que esse vídeo tem para o momento atual que passamos, do ódio gratuito que é empregado a comunidade LGBTQ no nosso país. Precisamos passar por esse momento amando, e como diz a canção "ninguém vai poder querer nos dizer como amar".
Direção: Ricardo Spencer
13 - Á vontade - Ivete Sangalo
Esse foi um ano para Zamuris nenhum colocar defeito não é mesmo... Ivete trouxe um clipe diferente, e divertido. Em uma temática de filmes da década de 80 e com direito a Wesley Safadão de par romântico a cantora ficou mais á vontade que de costume, com direito a coreografias e muita paquera a lá década passada. Mas o que marcou mesmo esse clipe foi a utilização do efeito bume , o que tornou a narrativa mais dinâmica e energizada e ainda conseguiu desenvolver um dialogo com efeitos disponíveis em redes sociais como o instagram e o snapchat.
Direção: Miguel Cariello
12 - Green Light - Lorde
Gente Lord chegou toda simplesinha, com uma câmera parada em um close up bem entrevista, e foi explodindo no decorrer da canção, com direito a cena clássica de chegando no rolê na janela do carro. Mas ela não parou por aí, com um jogo de luz simples mas bem trabalhado consegue manter a explosão alcançada no refrão da canção, mas dando espaço para a performance da cantora, que já virou sua marca registrada.
O que foi esse lacre da Iza Brasil? Um clipe completo com direito a coreografia, figurinos extraordinários e coloridos e uma fotografia que conseguiu acompanhar muito bem o ritmo da canção. Iza tem uma presença forte e marcante, Marcelo também , mas aquelas dançarinas e dançarinos, merecem serem citados nessa lista, são incríveis, sem falar que é um clipe que possibilitou um espaço pra todo mundo da aquele close.
Direção: Felipe Sassi
10 - Love so soft - Kelly Clarkson
Por todo universo criado nesse clipe , sem duvidas ele não poderia ficar de fora dessa lista. Com efeitos especiais fantásticos e uma arte que consegue se destacar sem que se sobressaia diante da elegância narrativa.
Por todo universo criado nesse clipe , sem duvidas ele não poderia ficar de fora dessa lista. Com efeitos especiais fantásticos e uma arte que consegue se destacar sem que se sobressaia diante da elegância narrativa.
09 - Cheguei - Ludmilla
Usando como referencia o clássico Meninas Malvadas (2008) dirigido por Mark Waters, Ludmilla chegou e não estava sozinha, ela veio com um bonde forte e mandou logo seu recado. O clipe que tem como universo a época do colegial americano casou perfeitamente com a letra da musica já que claramente poderia ser tema da Reina George.
Direção: Felipe Sassi
08 - Love is blind - Fergie
Foi um ano de renovações estéticas para alguns artistas, é o caso desse clipe, uma historinha bem psicopata e claramente não recomendada para menos de idade contada de forma bem leve e divertida com uma versão da cantora bem barbiezinha através do efeito de stop motion e animação. o clipe faz parte da experiência visual do seu álbum “Double Dutchess”.
Direção: Chris Ullens
07 - Triste louca ou má - francisco, el hombre
Pense em um clipe simples mas que tem uma força gigantesca... Com uma câmera absurda que te leva a desvendar aquele casarão através de um falso plano sequência belíssimo e bem trabalhado, a narrativa te joga em uma performance libertadora de mulheres comuns que junto com a mensagem abordada na canção, consegue passar uma mensagem de desformação e quebra da rigidez, se libertando das amarras que a sociedade impõe sobre elas.
Além da questão social, o clipe tem uma direção de arte que merece sem duvidas ser comentada, um paleta de cores incríveis, que conversam entre si e conseguem produzir um tom geral para o clipe, mesmo cada comodo da casa tendo uma cor predominante.
Direção, Direção de Fotografia e Roteiro: Rafa Câmara
06 - Praying - Kesha
Foca na arte desse clipe... Que construção magnifica, o clipe consegue explodir cores conduzida por uma cena em inicial em escala de cinzas sem que pra isso precise quebrar a estética apresenta. Sem falar dos figurinos, locações e objetos de cena, fazendo com que o muito nesse clipe se torne útil e indispensável. Toda dor e sofrimento abordado nele consegue ser mediado e confortado por conta de suas cores , inclusive quando a cor entra na escala de cinza se nota o começo de todo conflito da trama.
5 - New Rules - Dua Lipa
Para entrar no clima da música, só irei citar três razões para esse clipe está
nessa lista:
1- Movimento de câmera e personagens
2 - Arte (figurino e cores)
3 - Ensina como botar o boy finado para cair fora de sua
vida de forma divertida e bem inusitada.04 - Younger now -
Foi um ano onde ficamos mais jovens ao ritmo da Miley Cyrus . A cantora proporcionou inúmeras surpresas para os Smilers, e realmente, o ano foi dela, onde pôde se reinventar, buscar suas origens e fazer o que realmente gosta. Tudo isso fica claro nesse clipe, uma produção que diz muito sobre o momento no qual Miley se encontra e de todo afeto, sentimento e fofura que ela trouxe em seu novo álbum. O clipe ainda conta com a participação de dois balés maravilhosos, um formado por crianças e outro por pessoas da terceira idade, que diga-se de passagem, arrasam na coreografia.
Direção: Diamond Martel03 - Look What You Made Me Do - Taylor Swift
Geralmente as pessoas fazem retrospectivas no final do ano, mas a Taylor se adiantou e fez uma geral, revisitando todas suas eras, e tomando para si todas as criticas que lhe impõem , ou seja, pegou a reputação pra si e fez dela um sucesso. Saiu apontando o dedo mesmo porque ela não tava nem ligando para o que iriam dizer, foi lacre, teve carão, teve brigas internas, e realmente a nova Taylor mereceu está na lista!
02 - Vai Malandra - Anitta, Mc Zaac, Maejor ft. Tropkillaz & DJ Yuri Martins
Vem malandra pegar o segundo lugar que ele é seu!!! Anitta foi uma das artistas que mais lançou clipes no ano por conta de seu projeto “Check Mate”, e para finalizar ela trouxe o single "Vai malandra" uma canção que bebe da fonte do funk tradicional carioca mas sem perder a identidade criada pela cantora na evolução de sua carreira. O clipe mostra o lado festivo e de lazer do Morro do Vidigal, mostrando como se curte uma noitada de responsa e com muita lacração porque se não for pra lacrar nem vale né!
Direção: Terry Richardson01 - K.O - Pabllo Vittar
YUKÊ???? É isso mesmo Brasil, Pabllo Vittar roubou a cena musical do ano para ela e levou o primeiro lugar da nossa lista de clipes do ano. Dona de hits dançantes e performáticos, a Pabllo pegou todos de jeito e levou o público a lona com esse clipe que tem como referencia o traino de boxe, com direito a um boy maravilhoso como parceiro de ringue.
O clipe consegue reforçar o tom sensual presente no single, e isso se dá pela forma como a fotografia é trabalhada, com a utilização de slow motion e dessa luz azul que produz toda uma atmosfera intimista e fantasiosa.
Direção: João Monteiro
É gratificante para nós ver que em um país onde se mata mais
travestis, transexuais, gays e lésbicas no mundo, uma cantora Drag Queen vem
conquistando esse espaço mais que merecido mesmo passando por diversos tipos de
preconceitos e ofensas possíveis, a Pablo como muitas outras e outros LGBTQ que
vem aparecendo na cena musical como citamos alguns acima, resistem!
Menção honrosa - Swish Swish - Lyric Video - Gretchen)
Não poderíamos esquecer de um dos maiores lacres do ano né
meu povo, fiquem com o Lyric Video mais esperado do ano!
Canção: Katy Perry ft. Nicki Minaj
Continue acompanhado nossos tops de melhores do ano e fique por dentro de tudo que movimentou o entretenimento de 2017.
0 comentários:
Postar um comentário