Fiquem com o Top Bang3:
15 Silva - Silva canta Marisa
Alguém já parou pra pensar no que daria a junção de Silva e Marisa Monte? 2016 nos respondeu da melhor forma possível trazendo esse disco em tributo a uma das maiores cantoras brasileiras que marcou toda uma geração. Silva traz sua perspectiva das músicas de Monte e nos mostra que o que é bom não tem prazo de validade.
Destaques: Beija eu, Noturna (Nada de novo na noite) ft. Marisa Monte, Eu sei (na mira)
14 Nando Reis - Jardim Pomar
Trazendo um disco totalmente independente Nando Reis nos leva numa viagem intimista onde canta sobre o amor em suas mais diferentes formas. "Jardim Pomar" é muito mais que um disco é uma experiência física e emotiva que nos toma por cada canção.
Destaques: Eu só posso dizer, Azul de presunto, Deus Meu.
13 Supercombo - RogérioPara o novo disco de estúdio a banda Supercombo chamou uma série de artistas renomados para unir forças e fazer de "Rogério" uma grande mistura de boas músicas. A banda de rock que flerta com o pop em alguns momentos traz um disco sólido e evoluído.
Destaques: Lentes ft. Negra Li, Rogério, Embrulho.
12 Samuca e a selva - Madurar
Repleto de groove latino-americano o disco "Madurar" da banda Samuca e a selva foi uma grata surpresa de 2016, diferente em todos os sentidos. Durante todo o disco as músicas passeiam pelo jazz, R&B e flertam com o groove além dos vocais de Samuca serem a peça chave para dar o tom certo a cada canção. Um disco que merece seu tempo para audição.
Destaques: Afobado peito altivo, Á beça (!), Madurar.
+veja nossa review.
+veja nossa review.
11 BRAZA - Braza
Com letras provocativas e a já conhecida junção de reggae e rock os sobreviventes do Forfun se reergueram, trouxeram um disco grandioso e já soam mais criativos que na antiga banda.
Destaques: Segue o baile, Embrasa, Além
10 Overdrive Saravá - Overdrive Saravá
Com a intenção de trazer a brasilidade musical nesse disco, a banda une vários gêneros regionais como o xote baião e o funk ao rock, criando uma mistura única e intensa. O disco é composto por oito faixas baseadas em manifestações e vivencias culturais, trazendo em algumas dessas faixas a cantoria coletiva (coro), o que remete a festejos religiosos e populares.
Destaques: Guerreiro do Cerrado, Atabaques e D’jembes, Mandacaru.
+veja nossa review.
+veja nossa review.
09 Mc Carol - Bandida
Em seu disco "Bandida" MC Carol mostra que como mulher pode falar sobre qualquer tema que quiser, e a funkeira não poupa palavras quando o assunto é uma franca e explícita discussão com o ouvinte.
Destaques: Delação Premiada, 100% feminista, Não foi Cabral
08 Name The Band - Summer Lush
Como já falaram em entrevista ao Bang3 a banda de rock Name The Band acredita que o disco Summer Lush provém de uma série influências dos membros da banda, isso é fato, o disco possui uma história com início, meio e fim e nem por ser em inglês deixa o ouvinte desentendido. O rock é universal e um bom rock como o deles deve ser apreciado.
Destaques: Summer Lush, Cotton Candy, Sometimes
Em seu terceiro disco O terno soa melhor que nos outros dois anteriores, seja pela vibe que em alguns momentos beira à soul music ou pelos arranjos que ganharam uma pegada mais pop, uma coisa é certa: eles encontraram o caminho.
Destaques: Culpa, Deixa fugir, Não espero mais
06 Fernanda Abreu - Amor Geral
Após 12 anos sem lançar um disco de estúdio uma das maiores influências na música brasileira, Fernanda Abreu, chega com o inédito "Amor Geral". Com um discurso atualizado e a frente de seu tempo (como sempre foi) Abreu canta sobre as diferentes formas de manifestação amor e flerta com o pop em diversos momentos do disco.
Destaques: Outro Sim, Tambor, Saber Chegar
05 Mahmundi - Mahmundi
Depois de uma longa espera finalmente chegou o primeiro disco da Mahmundi. Como a capa sugere o disco realmente tem essa vibe de verão, com músicas regadas de um pop alternativo e composições sinceras. Uma artista que já estreou sendo completa.
Destaques: Hit, Azul, Eterno Verão
Claramente inspirado em movimentos dos anos 80 "Tropix" vem com uma vibe mais dançante e alto astral que os discos anteriores, soa como uma junção do antigo com o novo ou uma reformulação de décadas passadas. Céu criou um disco para ser descoberto aos poucos, a cada nova audição o ouvinte percebe um novo detalhe nas músicas e isso transforma a experiência de quem houve em algo marcante. Tropix ainda consegue soar menos comercial que seu disco anterior e reafirma a capacidade de reinvenção de Céu como artista.
Melhores músicas: Perfume do invisível, Varanda suspensa, Amor Pixelado
A dupla Julio Andrade (guitarra e voz) e Gabriel Carvalho (bateria) trouxeram através do The Baggios um disco de rock com influências blues cheio de riffs contagiantes e composições que dialogam com a realidade brasileira em 2016. As participações trouxeram um novo ar para o trabalho e mostra a preocupação de se reinventar em meio á uma grande concorrência.
Destaques: Estigma (feat. Emmily Barreto), Sangue e lama, Estigma (feat. Emmily Barreto)
02 Metá Metá - MM3
Estamos de frente com o trabalho mais desafiador e politicamente incorporado do Metá Metá, "MM3" conversa diretamente com o ouvinte e é ferozmente um disco sólido e criativo. Com mistura de jazz e ritmos africanos o disco soa mais inteiro que os outros dois da banda que vem crescendo tanto no som quanto na carreira.
Destaques: Três amigos, Imagem do amor, Angolana
01 BaianaSystem - Duas Cidades
Um dos maiores fenômenos dentro da música brasileira nos dias atuais é o BaianaSystem, sempre levando multidões por onde passa a banda trouxe o melhor disco nacional deste ano e conseguiu através das experimentações que sempre fez durante sua carreira. É rock, é axé, é hip-hop, reggae é nacional, regional e em meio a tudo isso é um som original.
Apesar de não ser reconhecido por todo Brasil o caminho está sendo percorrido e esse é o papel de meios de comunicação com o B3: levar pros 4 cantos bandas que realmente fazem diferente e que para além dos corres reconhecem e divulgam a regionalidade.
Chega a ser difícil escolher músicas que se destacam num disco em que todas tem suas singularidades e soam tão originais e encaixadas no conceito do disco como em "Duas Cidades", qualquer elogio seria pouco perante a originalidade de BaianaSystem.
Destaques: Jah Jah Revolta - Parte 2, Bala na Agulha, Duas Cidades
M E N Ç Ã O H O N R O S A
Elza Soares - A mulher do fim do mundo
Em 2015 não tivemos a lista de melhores discos nacionais por problemas técnicos, mas na lista de 2016 não podíamos deixar esse disco esquecido. Elza Soares trouxe um álbum cheio de garra e gingado onde conseguiu colocar a violência contra a mulher e a sua própria ascensão como temas desse épico trabalho. Saudações grande Elza!
Destaques: Maria da Vila Matilde, A mulher do fim do mundo, Pra fuder
E como sempre fica aqui a playlist de "Melhores discos nacionais de 2016", aproveitem!
Fernanda Abreu e seu Amor Geral: O MELHOR DISCO DE 2016!
ResponderExcluir