Jardim Pomar foi inicialmente gravado em Seattle nos EUA e finalizado aqui no Brasil em estúdios de São Paulo e Rio de Janeiro, isso garantiu o frescor do disco e as diferentes experimentações que permearam as faixas, tudo muito perceptivo ao ouvinte o que dá uma sensação de aproximação com toda a ideia dele.
Infinito oito abre o disco com o rock ao maior estilo Nando Reis, o tom animado é perfeito para abrir o disco com a maior energia. Deus meu, a segunda faixa, segura toda a animação da primeira e gera questionamentos com sua letra provocante: "Deus sumiu de repente/Sinto tanto calor/Esse fogo ardente/Vem de outro senhor?".
Seguindo a audição encontramos Inimitável, um dos pontos mais altos do disco, a faixa é um soft rock que fala sobre viver a vida independente do que aconteça no futuro, a terceira faixa segue a característica das duas primeiras. A faixa seguinte 4 de março é um poema em forma de música, Nando deixa claro em seus versos que só o amor consegue modelar o fluxo da vida. A primeira versão de Só posso dizer é a quinta faixa e também a versão feita em São Paulo, o primeiro single do trabalho é de longe uma das mais convidativas do disco e uma verdeira declaração de amor: "Vou dizer/ Que eu só fico bem ao seu lado". Concórdia segue falando sobre sentimentos profundos, dessa vez sobre gratidão, em meio a acordes de violão Nando canta sobre a ideia de vida perfeita. Azul de presunto talvez seja a faixa mais esperada por todos, nela Nando Reis reúne um time de peso: Theo Reis, Sebastião Reis, Arnaldo Antunes, Pitty, Luiza Possi, Branco Mello, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz e Zoe Reis, todos dividem o microfone durante o refrão da música que é embalada por uma guitarra blues que faz de "Azul" uma faixa mais que completa.
A oitava faixa é Lobo preso em renda, logo nos primeiros segundos percebe-se o som de uma máquina de escrever, que não está ali a toa. A faixa é uma poesia por si só. A próxima faixa é Pra onde foi?, nela Nando Reis segue sua originalidade apostando em uma faixa única, daquelas que você escuta e logo já sabe de quem é. Como Somos é única faixa é que Nando dividiu os créditos, ele escreveu a canção e Samuel Rosa fez o arranjo.
Caminhando para o fim do disco Água viva traz a leveza necessária para um álbum com muito a dizer como o Jardim Pomar, a balada assinada por Nando Reis cativa logo nos primeiros segundos. Pra musa é a penúltima faixa que traz uma contemporaneidade para o disco, é um pop com aquela clássica declaração para uma inspiração. Fechando o temos a versão de Só Posso Dizer que foi feita em Seattle, menos acelerada e mais bem trabalhada a canção ganhou backing vocals e um ar mais poético que transformou o bom em ótimo.
Foi criada uma atmosfera perfeita para o disco Jardim Pomar e em meio aos violões e guitarras pode-se constatar que a terra desse pomar é tão fértil quanto a originalidade e o frescor das músicas de Nando Reis.
0 comentários:
Postar um comentário