LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!!
O mundo literário é cheio de mulher fortes e inspiradoras que nos cativam e nos fazem devorar livros cheios de historias e aventuras. A cada dia que passa vemos a força feminina crescendo no mundo, e mais mulheres se juntam ao movimento em busca da garantia dos seus direitos e respeito. E o mundo literário tem sido abraçado por essas mulheres que a cada dia cresce o número de escritoras espalhadas pelo mundo, e tem que ser assim mesmo! Usem as palavras para tornar o mundo um lugar melhor, com mais respeito ao próximo e com mais amor.
Por isso, separamos algumas escritoras que conquistaram o mundo,nos encantam com suas histórias, e que você deve ler algum livro delas urgente!!!
J.K Rowling
A musa dos Potterheads, J.K Rowling, famosa por escrever em bares, enfrentou uma série de dificuldades até atingir a fama como escritora. Foram publicados sete livros da saga Harry Potter, entre os anos de 1977 à 2007, todos com adaptação para o cinema. Mas J.K não parou por ai, alem dos livros do Harry Potter, ela publicou os livros, "Animais Fantásticos e Onde Habitam", "Morte Súbita" , "O Bicho-da-Seda" e outros grandes sucessos.
Hoje, utiliza parte do seu dinheiro para ajudar instituições que ajudam a combater doenças, injustiças e pobreza.
Clarice Lispector
Ícone da literatura brasileira, que inspira e encanta muitas gerações, em suas obras Clarice retrata cenas cotidianas simples e tramas psicológicos. Perdeu suas rendas com a Guerra Civil Russa e se viu obrigada a emigrar em decorrência da perseguição a judeus.
Lispector, estudou direito, mas sempre demonstrou interesse pelo meio literário, se tornou tradutora, escritora, jornalista e uma das figuras mais influentes da literatura brasileira, sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros.
Suas principais obras são: " Perto do coração selvagem" ( 1943), " A maça no escuro" ( 1961) "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres." ( 1969), "A hora da estrela" ( 1977) "Laços de família" ( 1960) "Felicidade clandestina" ( 1971).
Amanda Palmer
Cantora, atriz, compositora, ícone indie, feminista e escritora, Amanda Palmer passou algum tempo se vestindo de uma estatua vida chamada "The Eight Foot Bride", formou uma banda que teve seu primeiro disco gravado em 2002. No ano de 2006, publicou um songbook, "The Dresden Dolls Companion" publicado com texto, música e arte de Amanda Palmer, nesta publicação ela escreveu a historia do álbum, assim como uma autobiografia parcial, o livro conta com letras, partituras e comentários sobre cada musica do disco.
O seu livro "A Arte de pedir" trata sobre recorrer ao outro, sem temor, sem vergonha. Amanda levanta vários questionamentos como , porque não pedimos ajuda, dinheiro, amor com a mesma naturalidade que pedimos uma cadeira vazia num restaurante ou uma caneta na rua,para fazer uma anotação? O livro é uma provocação interna, que incita o leitor a superar seus medos e admitir o valor de precisar e doar ajuda sempre.
Martha Medeiros
Martha começou sua carreira trabalhando em propaganda e publicidade, mudou-se para o Chile onde começou a escrever poesias, voltou a Porto Alegre e começou a escrever crônicas, depois daí ninguém mais a segurou. Seus livros são um verdadeiro sucesso, alguns sendo adaptados para o teatro e cinema, tendo atrizes renomadas no elenco.
Suas principais obras são: "Trem-Bala" (1999), "Divã" ( 2002), "Tudo que Eu Queria te Dizer" (2007) , "Doidas e Santas" (2008), "Fora de Mim" ( 2010) "Feliz por Nada" (2011), entre outros grandes sucessos.
Meg Cabot
Uma verdadeira princesa, dona de um dos maiores bestseller do mundo, " O Diário da Princesa", Meg apresenta ao publico, uma princesa diferente do "padrão princesa". Fortalecendo a alto estima das garotas, Meg trilhou e vem trilhando um lindo caminho na literatura.
Suas principais obras são: "Coleção- O Diário da Princesa", "Série- The Heather Wells Mistey", "Série Boy" "Série Desaparecidos" "Série- A mediadora", entre outros grandes sucessos.
Cecília Meireles
Aos 18 anos, Cecília publicou seu primeiro livro de poesias "Espectro". Com uma poesia considerada atemporal, Cecília é uma das poetas mais importantes da literatura brasileira.
Suas principais obras são: "Criança, meu amor ( 1923)", "Nunca mais (1923)", "A Festa Das Letras ( 1937), "Rute e Alberto (1945)", entre outros grandes sucessos.
Paula Pimenta
A moça do mundo cor de rosa! A queridinha das adolescentes, Paula Pimenta se tornou conhecida depois que publicou a série " Fazendo meu Filme", junto os quatro livros venderam mais de 100 mil exemplares ( até 2012). Tendo seu livro publicado em outras versões e línguas, se tornando conhecida internacionalmente, ela participou de uma coletânea de livros ao lado de Meg Cabot, Lauren Kate e Patrícia Barboza.
Suas principais obras: "Confissão (2001), "Fazendo meu Filme ( 2008-2011)" "Minha vida Fora de Série ( 2011-2015) "Princesa Adormecida ( 2014)", "Cinderela Pop (2015), entre outros grandes sucessos.
Não poderíamos terminar essa matéria sem falar da jovem ativista, que teve sua vida transformada em um livro: Malala Yousafzai
Com certeza você já ouvir falar da Malala, a jovem ativista paquistanesa, que foi a pessoa mais nova a receber um prêmio Nobel. Malala se tornou conhecida, por defender os direitos humanos das mulheres e o acesso à educação na sua região natal o Vale do Swat, no Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Em 9 de outubro de 2012, Malala estava num autocarro escolar, quando um homem armado chamou-a pelo nome e disparou três tiros, deixando a garota inconsciente e em estado grave. A tentativa de assassinato desencadeou um movimento de apoio nacional e internacional. As Nações Unidas lançou uma petição da ONU em nome de Malala, com o slogam "I Am Malala" , exigindo que todas as crianças do mundo estivessem inscritas em escolas até ao fim de 2015.
Em 2013 veio a publicação livro " Eu Sou Malala- A historia da garota que defendeu o direito a educação e foi baleada pelo Talibã".
É isso ai pessoal, se eu fosse listar a quantidade de escritoras maravilhosas que existem por esse mundo, ficaríamos meses, lendo esse post. Mesmo que não estejam aqui, elas são sendo importantes, assim como você que está lendo essa matéria, lembre-se nenhum sonho é impossível, mostre o seu melhor, lute pelo que você acredita!
"Que nada nos limite.
Que nada nos defina.
Que a liberdade seja a nossa própria substância."
-Simone de Beauvoir
0 comentários:
Postar um comentário